José de Anchieta

Sobre o IJA

Fundado em 1969, o Instituto José de Anchieta é uma instituição sem fins lucrativos que atende à pessoa com dificuldade de aprendizagem e à pessoa com deficiência intelectual. Atua nas seguintes áreas: habilitação e reabilitação, assistência social e educação. Conta com os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal e assiste, hoje, cerca de 120 famílias em situação de risco social.

Infraestrutura: Imóvel alugado em Niterói, na região de Fonseca. Possui 11 salas multifuncionais, 3 banheiros, 1 copa, 1 cozinha em operação, 1 secretaria, 1 pátio; distribuídos em 180 metros quadrados de área construída e 50 metros quadrados de área livre. Nos últimos anos os problemas mais críticos de acessibilidade foram sanados com rampas de acesso para o primeiro piso e barras nos banheiros.

 

Objetivo dos Projetos do Instituto:

1 – Diagnosticar as condições físicas, mentais, psicossociais e educacionais através de avaliação por equipe interprofissional especializada e exames complementares realizados por serviços de saúde oferecidos pelos órgãos públicos, privados e Organizações Não Governamentais (ONGs), visando estabelecer prognóstico e programação terapêutica ou educacional adequada.

2 – Promover educação inclusiva em estabelecimento de ensino regular àqueles que apresentarem nível de aproveitamento satisfatório compatível com suas possibilidades.

3 – Oferecer, simultaneamente, em caráter temporário, atendimento especializado (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupaciona) àqueles que necessitarem e forem elegíveis ao atendimento.

4 – Propiciar atendimento educacional continuado e atendimento complementar especializado àqueles que por suas condições pessoais, tipo e grau de deficiência são impedidos de serem integrados no sistema de ensino regular.

 

Abrangência Territorial  Apesar de localizado em Niterói, na região de Fonseca, o IJA também atende ao público de municípios adjacentes como São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Manilha. No ano de 2014 realizou um total de 36.979 atendimentos.

Venha nos visitar!

Instituto José de Anchieta


Tel: (021) 2618.0288

Rua Padre Leandro 66, Fonseca - Niterói

Como chegar

Curta nossa pagina e acompanhe nossos projetos: